sexta-feira, 8 de maio de 2020

Como organizamos o Tempo? (conteúdo para o 6º ano)




Calendários


O Tempo é considerado um objeto de difícil conceito, mas de extrema importância no estudo da história. Situar os fatos no tempo e contextualizá-los é tarefa de historiadores e professores desta disciplina. Sem o tempo, não existe história. Assim com os instrumentos para contar o tempo, os calendários também foram criados como forma de organizar as sociedades. Calendários são sistemas de contagem que utilizam unidades temporais como dia, mês e ano. Eles variam de acordo com a cultura ou religião de um povo.

O calendário cristão marca os anos a partir do nascimento de Cristo, usando a extensão a.C. (antes de Cristo) ou d.C. (depois de Cristo). Foi adotado em 1582, através do papa Gregório XIII.
O calendário hegírico, ou muçulmano, é utilizado em países de religião muçulmana. Marca os anos a partir da fuga (Hégira) de Maomé para Meca, em 622.
O calendário hebraico, por sua vez, é utilizado em países de religião judaica. Marca os anos a partir de uma referência bíblica do que seria a criação do mundo, situada no ano 3760 a.C.





Nenhum comentário:

Postar um comentário